Taylorismo:
O Taylorismo foi um estudo criada pelo engenheiro Americano Frederick W. Taylor (1856-1915) que a desenvolveu a partir da observação dos trabalhadores nas indústrias.
Este estudo queria fazer com que os trabalhadores sejam organizados de forma hierarquizada e sistematizada, ou seja, cada trabalhador desenvolveria uma actividade específica no sistema produtivo da indústria.
Fordismo:
O Fordismo foi prosseguimento do estudo de Taylor, Henry Ford (1863-1947) , utilizou à risca os princípios de padronização e simplificação de Frederick Taylor e desenvolveu outras técnicas avançadas para a época , Ford, dono de uma indústria automobilística, desenvolveu seu procedimento industrial baseado na linha de montagem para gerar uma grande produção que deveria ser consumida em massa.
O seu objectivo era tornar o automóvel tão barato que todos poderiam comprar um, mas este objectivo ficou distante da maioria da população.
Uma das principais características do Fordismo era o aperfeiçoamento da linda de montagem. Outra característica era o trabalho ser entregue ao operário, eliminando assim o movimento inútil.
Cuidado com a wikipédia como fonte bibliográfica!
ResponderExcluir