Vou utilizar este blog para um trabalho proposto por uma disciplina do curso de Animação Sociocultural onde irei escrever sobre vários temas propostos pela minha professora.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

domingo, 13 de fevereiro de 2011

certificados

Certificado de empanho:

Adjectivos para os certificados de empanho


  • Alegre
  • Bem- disposta
  • Cooperativa
  • Criativa
  • Descontraídos
  • Dinâmica
  • Divertida
  • Eficientes
  • Empenhada
  • forte
  • Inteligente
  • Motivada
  • Perfeccionista
  • Rápida
  • Resistente
  • Sensata
  • Simpática
  • Sortuda
  • Unida
  • Valente

O animador e o trabalho de projecto


O animador precisa de saber elaborar um projecto porque para onde for trabalhar ele vai sempre de o precisar fazer.
Se por acaso um animador não o souber fazer não saberá conseguir fazer uma actividade ou tarefa como deve de ser ira sempre falta ou esquecera-se de alguma porque para poder fazer isso como deve de ser terá de planear o projecto e saber responder a varias perguntas (ao Quê, o Porquê, Para quê, Quanto, Para quem, Onde, Como, Quem, com quê e quando) para começar a planeá-lo.
Depois de planeado vai ter de apresenta-lo, descreve-lo e fundamentá-lo porque se não o fizer não saberão o que vai fazer, como vai fazer e porque e preciso fazer esse projecto, para tal também terá de saber o problema do publico alvo para tal terá de o conhecer antes de planear o seu projecto e os objectivos que quer para ele.
Para que por fim consiga calendarizar e planificar as suas actividades porque se não fizer o que esta antes vai faltar informação para as sua actividades porque pode planear uma actividade num local onde o publico alvo não possa se deslocar ou o tipo a actividade não seja adecada. 
Por este motivos o animador antes de fazer qualquer actividade ou tarefa vai ter de planear um projecto para obter todas as informações que precisa.
O trabalho de projecto vai sempre ser preciso ao longo da vida de um animador por menos na minha opinião.

Os grupos e as suas tarefas

Grupo 1 - Patrícia Alexandra, Diogo Carvalho e Fábio Rucha

Actividades a realizar:
  • Organização (verificar se as actividade estão a decorrer conforme o planificado);
  • Elaboração do Regulamento do jogo de Pista (para esta actividade cada aluno deverá elaborar o seu regulamento e de seguida partilhar as suas ideias com os restantes elementos de modo a construírem o regulamento);
  • Elaboração do Programa de Animação que terá lugar no período da tarde (para esta actividade devem fazer um levantamento das actividades de animação propostas pelas 3 turmas do Curso e a partir daí elaborar o respectivo programa de animação).

Grupo 2 - Débora, Helena e Fábio Cruz

Actividades a realizar:
  • Pedido de patrocínios (devem começar por fazer um levantamento do que necessitam e eventuais patrocinadores. Posteriormente devem efectuar os respectivos contactos);
  • Organização do Pic-nic (verificar o local, mesas, cadeiras, bebidas, ...).

Grupo 3 - Joana, Cátia e Patrícia Lopes

Actividades a realizar:
  • Traçar o percurso do jogo de pista (percurso difícil) (só devem fazer metade do percurso para o que deverão, em conjunto com o grupo 4, definir a parte correspondente a cada grupo);
  • Elaborar as respectivas pistas referentes ao respectivo percurso;
  • Identificar os postos de controlo (devem indicar ao grupo 6 os postos de controle e quantas pessoas são necessárias em cada um).

Grupo 4 - Ana, Tiago e Mónica

Actividades a realizar:
  • Traçar o percurso do jogo de pista (percurso difícil) (só devem fazer metade do percurso para o que deverão, em conjunto com o grupo 3, definir a parte correspondente a cada grupo);
  • Elaborar as respectivas pistas referentes ao respectivo percurso;
  • Identificar os postos de controlo (devem indicar ao grupo 6 os postos de controle e quantas pessoas são necessárias em cada um).

Grupo 5 - Raquel, Patrícia Arsénio e Sara

Actividades a realizar:
  • Traçar o percurso do jogo de pista (percurso fácil);
  • Elaborar as respectivas pistas referentes ao respectivo percurso;
  • Identificar os postos de controlo (devem indicar ao grupo 6 os postos de controle e quantas pessoas são necessárias em cada um).

Grupo 6 - Ivo, Nádia e Lúcio

Actividades a realizar:
  • Divulgação (devem elaborar um cartaz de divulgação da actividade. Não esquecer os patrocinadores);
  • Convites (devem elaborar os convites formais para os colegas das turmas de ASC e para professores e funcionários. Devem organizar uma pré-inscrição de forma a formarem equipas para cada um dos percursos);
  • Organização de equipas (mediante as pré-inscrições devem formar equipas para cada um dos percursos. O ideal é as famílias não serem separadas, pelo que no boletim de inscrição a família deve decidir qual o percurso que pretende efectuar.

Grupo 7 - Fátima, Diogo Lourenço e Eromárcia

Actividades a realizar:
  • Brindes de oferta (devem realizar um brinde para cada participante. Podem optar por brindes masculinos/femininos ou o mesmo brinde para todos);
  • Certificados de participação (devem realizar um certificado de participação para cada aluno presente na actividade).

A importância do "Trabalho de Projecto" e a Animação Sociocultural

O "Trabalho de projecto"é importante para a Animação Sociocultural e o Animador, na medida em que através desta metodologia é possível:
- Pratica de competências sociais, tais como a comunicação, o trabalho em equipa, a gestão de conflitos, a tomada de decisões e a avaliação de processos;
-  Aprender fazendo, para ligar a teoria à prática, para realizar uma interdisciplinaridade com "os pés assentes no chão";
- Realizar aprendizagens e desenvolver as múltiplas capacidades das pessoas;
- Aprender a resolver problemas partindo das situações e dos recursos existentes.
 

Webgrafia: A importância do "Trabalho de Projecto" e a Animação Sociocultural,s.d., http://isaanima.blogspot.com/2010/06/importancia-do-trabalho-de-projecto.html

nota: Na minha openião esta informação e importante porque explica bem a importacia do trabalho de projecto na vida do animador.

O que e um projecto comunitario

Um projecto comunitário é um conjunto de acções que tem como prioridade de escolhas e desejos da comunidade como um todo (não se dirige a um só indivíduo, ou grupo com poder dentro da comunidade, e não uma agência fora da comunidade).

Web grafia: Bartle, Phil, PLANO DO PROJECTO COMUNITÁRIO, http://www.scn.org/mpfc/modules/pd-pdp.htm

Apresentação do módulo

Neste módulo 8, os alunos do curso de Animador Sociocultural e no âmbito da disciplina de Área de estudo da Comunidade iremos realizar o projecto Alenpapper,  em que consiste  num Jogo de pista, por toda a vila de Alenquer para a comunidade escolar e os seus familiares ou amigos.  
Depois de todas as equipas terem feito o percurso vamos todos almoçar para um  pavilhão da romeira onde todos vamos partilhar a comida que trocemos e convivermos uns com os outros.
  Por fim as três turmas de animação vão fazer uma pequena demonstração do que aprenderam ao logo do tempo neste curso.
Para este projecto erremos estar divididos por grupo, o meu e constituído por mim Fátima, pelo Diogo Lourenço e Pela Eromarcia.
 Cada grupo era ter varias tarefas para o jogo de pista, as tarefas que calharam ao meu grupo foi fazer os brindes de oferta e os certificados.
  O meu contributo pessoal foi fazer os certificados de empenho e estar com as professoras que brindes íamos oferecer. 
  Com isto podemos concluir que este projecto é um projecto comunitário porque vai ser realizado para a comunidade escolar.


Logótipo do projecto